O Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE) tem sua origem nos Encontros dos Grupos de Sistemas Elétricos (EGSE), de abrangência regional, e nos Encontros Nacionais de Engenharia de Alta Tensão (ENEAT).
Os Encontros Nacionais de Engenharia de Alta Tensão tiveram como objetivo aproximar, congregar e divulgar os laboratórios de Alta Tensão do país. Como consequência dessa interação, foram abordadas questões diversas relacionadas à área de Alta Tensão no Brasil.
O I ENEAT ocorreu em Curitiba-PR, em 1995, tendo sido organizado pelo Laboratório Central de Eletrotécnica e Eletrônica do Paraná (LAC-COPEL/UFPR) e pelo CEFET do Paraná. Graças ao sucesso do I ENEAT, reconheceu-se a necessidade de dar continuidade ao mesmo, na forma de eventos bianuais.
A Universidade Federal de Minas Gerais, contando com o apoio da CEMIG, realizou em 1997, em Belo Horizonte, o II ENEAT. Nessa edição, foi destaque a presença de especialistas e pesquisadores estrangeiros na área de Alta Tensão, que proferiram palestras e conferências. Também foram apresentados mais de 20 artigos por profissionais ligados a empresas e universidades que atuam nessa área do conhecimento. Nesta oportunidade participaram do evento mais de 200 profissionais
O III ENEAT foi realizado em Campina Grande, em 2000, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), então Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo contado com o patrocínio da CAPES e das empresas Haefely/Tettex, CEPEL, CHESF e ELETRONORTE. O evento ganhou o status de congresso com abrangência nacional. Foram apresentados 49 artigos técnico-científicos oriundos de instituições de ensino e pesquisa e de empresas do setor elétrico. Contou com a participação de 240 inscritos de todas as regiões do Brasil. Desta edição participaram conferencistas estrangeiros, como o Prof. Dr. Kurt Feser (Universidade de Stuttgart – Alemanha), Prof. Dr. Hermann W. Dommel e o Professor Dr. K. D. Srivastava (University of British Columbia – Canadá) e Dr. John Kuffel (Ontario Power Generation – Canadá). O III ENEAT já se mostrava mais abrangente com especialidades e temário nas áreas de alta tensão e de sistemas de potência.
Após uma interrupção no período 2001-2005, a comunidade técnico-científica nacional que atua na área de Sistemas Elétricos constatou a necessidade de retomada destas atividades e a criação de um fórum específico para intercâmbio de informações relacionadas à área de Sistemas Elétricos (Sistemas de Potência e Alta Tensão). Desta forma surgiu o Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos – SBSE, resgatando, e ampliando o embrião de um congresso mais abrangente, que foi o III ENEAT. Desde o início, o SBSE teve como objetivo principal promover a integração entre universidades, centros de pesquisas, concessionárias de energia elétrica e empresas fabricantes de equipamentos. Sua retomada deu-se em julho de 2006 com a realização do Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos – SBSE 2006, novamente sob a coordenação do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, com a colaboração irrestrita da CHESF.
O SBSE 2006 foi organizado pela UFCG, com o apoio da CHESF, e contou com a participação de 430 profissionais, alternando-se entre palestras, mesas redondas, exposições e sessões técnicas. As sessões técnicas contaram com a apresentação de 120 trabalhos que possibilitaram a discussão e a troca de informações sobre a área de Sistemas Elétricos. Foram aplicados minicursos pelo Prof. Dr. Hermann W. Dommel (University of British Columbia – Canadá), Prof. Dr. Vladimir Rakov (Florida University), Prof. José Pissolato Filho (UNICAMP), José Carlos de Oliveira (UFU), Antonio Carlos Delaiba (UFU), Denis V. Coury (USP) e Mário Oleskovicz (USP). Foram proferidas palestras pelos engenheiros José Carlos Mendes (ABB), Oswaldo Regis Júnior (CHESF), Denys Lellys (Areva), José Carlos de Miranda (EPE) e Petrônio Martins Pereira Neto (ONS).
Já o SBSE 2008 foi realizado pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG em parceria com a CHESF, com promoção da Sociedade Brasileira de Automática e o apoio dos principais agentes do setor elétrico brasileiro, o SBSE 2008 contou com 32 sessões técnicas onde foram apresentados 117 trabalhos técnico-científicos. O evento que contou com 275 participantes em uma partição considerada ideal com 50% de engenheiros do setor elétrico e 50% da academia, realizou-se também com três sessões plenárias em mesa redonda e seis palestras técnicas de especialistas nacionais e internacionais: Prof. Edward Cherney (Each Engineering), Eng. Edna Maria de Almeida Araujo (EPE), Albert Kerj (American Electric Power Coop.), Eng. Carlos Ribeiro (CTEEP), Prof. Valdimiro Miranda (INESC-Porto) e Eng. Roberto José Ribeiro Gomes da Silva (ONS).
O III SBSE (SBSE 2010) foi realizado pela Universidade Federal do Pará em 2010, tendo reunido 315 participantes. Foram apresentados 203 trabalhos distribuídos em 45 sessões técnicas. Nesta oportunidade foram proferidas 5 conferências por convidados nacionais e estrangeiros: Nelson Martins (CEPEL); Ildemar Cassana Decker (UFSC); Vladimiro Miranda (Universidade do Porto – Portugal); Mohammad Shahidehpour (Illinois Institute of Technology) e Vladimir Rakov (Florida University).
O IV SBSE (SBSE 2012) foi realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com a colaboração da Universidade Federal de Uberlândia, tendo reunido cerca de 600 participantes. Foram submetidos 417 artigos, dos quais foram selecionados 299 para serem apresentados em 45 sessões técnicas. O primeiro dia (15/5) foi dedicado à apresentação de 4 minicursos, à sessão solene de abertura e à primeira conferência do evento. Os minicursos foram proferidos pelos professores Denis Vinicius Coury/EESC/USP, Daniel Barbosa/UFBA, Rubén Augusto Romero Lazaro/FEIS/UNESP, Marina Lavorato de Oliveira/FEIS/UNESP, Silvério Visacro Filho/DEE/UFMG e Lineu Belico dos Reis/Poli-USP. A conferência do dia 15/5 foi proferida por Edson Hirokazu Watanabe/COPPE/UFRJ. Nos dias que se seguiram foram realizadas mais 3 conferências e 2 mesas redondas. As conferências foram proferidas por Federico Milano/Universidad de Castilla-La Mancha Espanha, George Gross/University of Illinois/EUA e pelo Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, engenheiro Altino Ventura Filho. As mesas redondas contaram com as seguintes presenças: Secundino Soares Filho/UNICAMP, Erlon Cristian Finardi/Labplan/UFSC, Leontina Pinto/Engenho-RJ, Vladimiro Miranda/INESC/Porto, Lísias Vieira de Abreu/GE Energy, Dalton de Oliveira Camponês do Brasil/ONS-RJ. As mesas redondas foram mediadas pelos professores Dorel Soares Ramos/EDP/USP e Selênio Rocha Silva/UFMG. O SBSE 2012 contou também com a presença de Brian Stott que participou de sessões técnicas e proferiu uma conferência no dia 17/5 como parte da sessão de homenagens.
A quinta edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE 2014) foi realizada em Foz do Iguaçu, Paraná, de 22 a 25 de abril de 2014. A organização ficou a cargo do Centro de Engenharias e Ciências Exatas do Campus Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com a colaboração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Esse evento contabilizou 406 (quatrocentas e seis) inscrições, incluindo professores, pesquisadores, profissionais de empresas e estudantes. O interesse da comunidade foi demonstrado através da submissão de 412 (quatrocentos e doze) artigos técnico-científicos, para análise do comitê técnico e do corpo de revisores.
A sexta edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE 2016) foi realizada em Natal, RN, no período de 22 a 25 de maio de 2016. A organização da ficou a cargo do Grupo de Pesquisa Otimização e Supervisão de Sistemas Elétricos Industriais – OSSEI, composto por dez professores, pertencentes ao Departamento de Engenharia Elétrica – DEE e ao Departamento de Engenharia de Computação e Automação – DCA, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Esse grupo atua no Programa de Mestrado Profissional em Energia Elétrica – MPEE e no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação – PPgEEC. A organização conta ainda com a colaboração de professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, bem como da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. O evento contou com a participação de mais de 350 profissionais, sendo apresentados 287 artigos.
Por fim, a sétima edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE 2018) foi realizada em Niterói, RJ, no período de 12 a 16 de maio de 2016. A organização da ficou a cargo do composto por dez professores, pertencentes ao Departamento de Engenharia Elétrica e ao Departamento de Engenharia de Telecomunicações, da Universidade Federal Fluminense – UFF e professores do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Juiz de Fora – UJFJ. Foram apresentados 390 artigos. Neste evento, a assembleia dos participantes decidiu que o evento passasse a ser filiado, e portanto organizado a partir desta data, pela SBA – Sociedade Brasileira de Automática. Esta decisão foi aceita pela SBA em assembleia realizada em João Pessoa durante o Congresso Brasileiro de Automática (CBA 2018).
Principais Contribuições do Evento
O SBSE é um evento técnico-científico direcionado ao setor elétrico nacional sendo patrocinado pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA). A sua principal contribuição é promover fóruns de intercâmbio de ideias, conhecimento e práticas referentes ao setor elétrico nacional. Dentre as contribuições específicas deste evento pode-se destacar:
- A divulgação da produção técnica-científica nacional na área de sistemas de energia elétrica;
- Qualificação e atualização profissional por meio da realização de minicursos, mesas redondas e conferências;
- Promoção e estímulo à integração entre universidades, centros de pesquisa em eletricidade e empresas do setor elétrico;
- Discussão de problemas atuais e perspectivas futuras do setor elétrico nacional.